Comerciantes estão otimistas com as vendas de Natal deste ano

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Saiba porque os comerciantes estão otimistas com as vendas de Natal deste ano!

Com o fim do ano batendo na porta, os varejistas estão otimistas com as vendas de Natal 2022.

Como é um dos períodos mais importantes para o varejo, os comerciantes estão entusiasmados com as perspectivas de vendas. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo menos 73% dos consumidores planejam comprar presentes de Natal.

Por outro lado, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) alerta que a inflação e as taxas de juros serão desafios para as vendas de Natal 2022.

Nesse caso, especialistas trazem dicas para se prevenir. “É importante que os varejistas busquem formas de oferecer preços diferenciados e ações corretas para atrair os consumidores”, indica Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping, em São José dos Campos, em entrevista para o portal Comunique-se.

Entenda mais sobre o cenário e veja o que esperar das vendas de fim de ano nos próximos meses.

Expectativas para as vendas de Natal 2022

As expectativas para as vendas de natal 2022 são positivas, de acordo com levantamentos de entidades da área. 

A CNDL indica que 82% dos consumidores pretendem comprar offline neste final de ano. Ou seja, visitar as lojas e comércios é um indicativo positivo para o varejo tradicional.

De acordo com previsões do portal Opinion Box, serão mais de 118 milhões de consumidores visitando as lojas.

As pesquisas também indicam que a concentração de presentes será familiar. 62% dos consumidores irão presentear os filhos, enquanto 45% do público lembrará do cônjuge. Outros membros da família, como pais, também compõem parte significativa das compras, em 41%.

Os itens mais procurados se concentram em moda e vestuário, com 57% de intenções de compra de roupas e 38% de calçados. Brinquedos e acessórios correspondem a 34% e 21% das vendas, respectivamente.

Com isso, a previsão será de vendas mais movimentadas entre família, mas com forte intenção de compras no varejo.

Diferenciais que podem ajudar a sua loja a vender mais no Natal

Para se destacar nas vendas de Natal 2022 e atrair o público interessado, especialistas dão algumas dicas para os varejistas. Confira as principais recomendações:

Bom atendimento e pós-venda

A principal sugestão de consultores profissionais é investir na interação com o cliente. 

“Um dos grandes diferenciais que alavancam as vendas, além dos preços e condições de pagamento, é o atendimento ao cliente. O bom atendimento pode estimular os consumidores a fechar as compras com mais facilidade e potencializar resultados”, comenta Priscilla Levinsohn.

Por isso, vale a pena reforçar boas práticas e acompanhar as vendas mesmo após finalizada, para evitar insatisfação.

Capriche na decoração e vitrine da loja

Uma vez que a intenção dos consumidores é comprar offline, uma boa decoração e vitrines chamativas são diferenciais importantes.

Será o visual da loja que irá chamar a atenção do cliente em um primeiro momento, e deve ser aconchegante para ele realizar suas compras.

Diversifique os meio de pagamento

Mesmo que as vendas de Natal 2022 se concentrem no varejo tradicional, diversificar seus meios de pagamento é uma forma de sair na frente da concorrência.

Especialistas recomendam ter mais de um formato, para que o cliente tenha autonomia na escolha, além de evitar perder a venda no caso de imprevistos.

Preparar a equipe

Diferenciais como bom atendimento e agilidade só são possíveis com uma equipe preparada. Por isso, invista no treinamento dos seus colaboradores.

Isso é especialmente importante nas vendas de Natal, onde o público aumenta consideravelmente e é preciso ter velocidade nas negociações.

Use e abuse das redes sociais

Finalmente, vale a pena utilizar as redes sociais como sua aliada. Embora as intenções se concentrem na venda offline, as plataformas digitais ajudam na divulgação, marketing e relacionamento com o cliente.

Faça campanhas online, divulgue seu negócio e utilize esses canais como forma de conhecer seu público, para oferecer o que ele busca nesse fim de ano.

É possível aumentar o faturamento nas vendas de Natal?

Com os diferenciais certos, será possível aumentar o faturamento do seu negócio nas vendas de Natal.

As intenções de compra estão positivas para 2022, e muitos consumidores estão buscando presentes no varejo. Assim, vale a pena seguir algumas dicas profissionais, e se concentrar em atender ao que o público busca, para potencializar as suas vendas.

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