Saiba mais sobre a PNUMA 2023 e a importância do programa para o país

Notícias Relacionadas

A semana do meio ambiente, comemorada de 5 a 9 de junho de 2023, terá sede nos Países Baixos, e traz como tema anual “Soluções para poluição plástica”.

Este ano o evento celebra 50 anos de criação, juntamente com outras iniciativas sustentáveis, todas voltadas para a conscientização global e propostas de desenvolvimento ecológico.

O PNUMA será o órgão responsável por garantir a realização do evento e a implementação de todos os projetos internacionais que serão apresentados, visando a redução dos impactos ambientais e garantindo que o Brasil siga firme na luta pela preservação ambiental. ,

Entenda o que é PNUMA e o objetivo do programa

O PNUMA, ou Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente , é a principal organização global responsável pela promoção da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Criado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o órgão é o responsável pela execução da semana do meio ambiente no Brasil. O objetivo do PNUMA é fornecer uma liderança ativa e incentivar parcerias no cuidado com o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável e a utilização racional dos recursos naturais.

Para isso, fornece apoio técnico e científico para os países desenvolverem políticas de conscientização e capacitação, e também facilita a implementação de acordos e convenções ambientais globais. 

Atuação do PNUMA no Brasil

O PNUMA tem uma presença ativa no Brasil e está envolvido em várias iniciativas relacionadas à proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável no País.

O órgão atua em parceria com o governo brasileiro, organizações da sociedade civil, setor privado e outras agências das Nações Unidas.

Seu trabalho no Brasil foca na mudança climática, proteção da biodiversidade, gestão de resíduos, uso sustentável dos recursos naturais e energia renovável.

Além disso, o PNUMA também desempenha um papel importante na promoção da educação ambiental e na mobilização de recursos financeiros para ações sociais no Brasil.

Relação do agronegócio com a preservação ambiental do planeta

A relação entre o agronegócio e a preservação ambiental é extremamente necessária , pois a área desempenha um papel fundamental na produção de alimentos, fibras e biocombustíveis, fornecendo recursos essenciais para a população mundial.

Além disso, o agronegócio é um dos pilares do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou seja, desempenha um papel fundamental na economia.

Por fim, é importante destacar que a sustentabilidade e a preservação ambiental estão se tornando cada vez mais importantes no agronegócio.

Muitas empresas e produtores rurais estão adotando práticas mais sustentáveis ​​e buscando o equilíbrio entre a produção e a conservação do ambiente. 

Alinhamento do agronegócio junto à tecnologia e preservação ambiental

A aliança entre o agronegócio e a tecnologia está contribuindo para a preservação ambiental por meio de práticas mais sustentáveis e simples que já estão sendo colocadas em prática.

É o caso da agricultura de precisão, que faz um uso eficiente de recursos naturais, além de monitoramento ambiental com equipamentos mais modernos.

Além disso, as tecnologias voltadas para esse meio estão permitindo que cada vez mais empresas e agricultores conheçam as melhores práticas para reduzir o impacto no ambiente, como o plantio direto, prática adotada pelo Agronegócio Estrondo, por exemplo.

Essas ferramentas ajudam a otimizar o uso de insumos agrícolas, reduzir desperdícios e conservar mais os recursos naturais.

Graças a atuação de organizações como a PNUMA no Brasil, o agronegócio está se desenvolvendo de maneira mais rápida, aplicando técnicas e tecnologias para contribuir com o meio ambiente.

Mais informação

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Populares