Vamos te contar sobre como meditar pode ser uma das melhores opções para retomar o controle da sua vida e melhorar tudo ao seu redor. Vamos começar?
Benefícios da Meditação
Antes de conhecer os benefícios de como meditar pode trazer para a sua vida é importante entender a origem dessa prática.
A meditação tem como origem a palavra “meditare” que vem do latim e significa “voltar-se para o centro” ou em outras palavras, se desconectar de tudo em sua volta e se concentrar no seu interior. Em si, a prática da meditação tem como base técnicas de postura e foco total da atenção, sempre buscando a paz e tranquilidade.
É comum que a prática seja realizada em estúdios específicos, ao ar livre e em casa, podendo ser individual ou em grupo com a orientação de um instrutor. Não existe uma idade certa e nem porte físico, qualquer pessoa e de qualquer idade pode e deve aprender como meditar e se tornar uma pessoa melhor.
É indicado realizar a meditação no início e final do dia, entre 5 e 20 minutos diariamente.
Agora sim, chegou a hora de conhecer os benefícios da meditação:
- Controla o estresse e ansiedade;
- Diminui a insônia;
- Melhora o foco e rendimento;
- Ajuda a controlar a pressão alta e a glicemia do diabetes;
- Auxilia no tratamento da depressão;
- Auxilia no tratamento de distúrbios — alimentares, obsessivo-compulsivo e outros;
- Melhora a postura.
Como Meditar para Evoluir como Pessoa?
Existem alguns tipos específicos de meditação, cada uma com uma técnica e objetivo especial. Mas todas são muito enriquecedoras para os seus praticantes. Você pode escolher um tipo ou todos.
Os principais tipos de meditação e mais utilizados são:
- Mindfulness: seu objetivo principal é melhorar a concentração, a respiração e te deixar com as sensações físicas mais afloradas. Não necessita de mantras, apenas a prática em um local tranquilo por pelo menos cinco minutos.
- Transcendental: trabalha diretamente no sistema nervoso e seu principal objetivo é o relaxamento, sendo indicada para pessoas que sofrem com problemas de síndromes e distúrbios.
- Zazen: é uma meditação guiada, muito comum usar vídeos da internet com instrutores que te levem a um estado de introspecção. Nessa prática, seu principal objetivo é ter consciência dos sentimentos com base em seus pensamentos e observação do estado físico e mental.
Existem alguns passos que podem te ajudar a meditar de forma mais assertiva, separamos abaixo algumas dicas que vão te auxiliar no processo.
Escolha um momento
Separe de 5 a 20 minutos de um período do dia, especialmente início da manhã ou noite;
Encontre um lugar
O melhor é que seja um lugar bem calmo e tranquilo, onde você não seja interrompido;
Escolha uma posição confortável
Pode ser deitado, sentado com as pernas cruzadas ou não, o importante é você estar com a coluna reta, o pescoço bem alinhado e os ombros relaxados;
Controle a respiração
Esse é um dos momentos de mais atenção! Os pulmões devem ser usados completamente com inspirações mais profundas e expirações mais lentas;
Foco total
É importante encontrar algo que te ajude a focar no momento da meditação, é comum que seja usado o famoso mantra, ou seja, qualquer sílaba, palavra ou som que quando repetida diversas vezes tem o poder de ajudar na concentração da mente.
Todo mundo que aprende a meditar e leva essa prática para a vida não se arrepende! É o caso de Claudia Vieira Levinsohn, que iniciou a prática da meditação há mais de 30 anos e hoje se sente uma pessoa muito mais calma e focada.
Embora no começo possa ser difícil, te aconselhamos a não desistir. Os resultados serão muito recompensadores. Não importa qual tipo de meditação você escolha, todas elas vão trazer benefícios para o seu corpo e mente e você verá a transformação da sua vida acontecer em cada prática!