Entenda o que é e como funciona uma empresa holding

Notícias Relacionadas

Se você está preocupado com a proteção e a manutenção de seu patrimônio, procurando opções seguras e economia tributária, sem dúvidas, uma holding deve ser considerada. 

Esse tipo de empresa permite que você tenha controle ou influência sobre determinadas empresas, mas vai muito além disso! Saiba mais sobre o que é e como funciona uma empresa holding e entenda se essa estrutura administrativa é favorável ao perfil de negócios que você busca. 

Como funciona uma empresa holding? Entenda!

Para entender o que é e como funciona uma empresa holding, primeiramente, é necessário saber que esse tema pode ser atrativo para profissionais de diversas áreas, como: advogados que queiram compreender melhor essa modalidade jurídica, contadores que podem iniciar novas atividades relacionadas ao tema, além de, é claro, empresários que buscam uma forma de fazer seu plano sucessório, pois, trata-se de um método vantajoso, que — em comparação com outros, como o inventário — destaca-se por suas vantagens e seus diferenciais.

O que é holding?

O conceito de holding é bastante simples: o termo tem origem na língua inglesa e pode ser traduzido como “manter”, “guardar”, ou ainda, “controlar”. Ou seja: é uma forma de uma empresa deter participação acionária de outras empresas, criando assim um “guarda-chuva”.

Uma empresa holding também é relevante para quem busca fazer planejamentos tributários, além de holding familiar, também conhecida como holding para sucessão. Acompanhe mais detalhes logo abaixo.

Tipos de holding

Holding é um termo bem amplo e que, nos negócios, pode englobar diversos tipos de grupos. Podendo ser representados como, por exemplo:

  • Pura — O objetivo principal é a participação acionária em outras empresas; 
  • Mista — Na holding mista, além da participação acionária, há também uma atividade empresarial;
  • Patrimonial — Aqui, a ideia é prever a herança de herdeiros e do cônjuge, ou seja, o proprietário dos bens transfere para a holding os seus bens e direito;
  • Administrativa — Ideal para quem busca otimizar o controle empresarial. A holding torna-se a tomadora de decisões do grupo;
  • Holding de controle — Esse tipo assegura o controle do próprio negócio, garantindo-o, mesmo que haja o envolvimento de terceiros no grupo;
  • Holding de participação — Em geral, é responsável por administrar participações societárias minoritárias, no qual o pequeno acionista não se envolve nas decisões de planos e metas da empresa;
  • Holding familiar — A holding familiar controla o patrimônio de uma ou mais pessoas, podendo ser criada com o intuito de proteger os bens de um grupo familiar.

Vantagens de empresas holding

Agora que você já sabe como funciona uma empresa holding e conhece melhor os tipos que existem, entenda as vantagens que esse negócio pode oferecer, entre eles: economia de tributos, planejamento sucessório, e muito mais! Veja abaixo:

Economia tributária

Sem dúvidas, um dos maiores atrativos para pessoa física quando o assunto é holding é a economia tributária. Para se ter uma ideia, através da constituição de uma holding imobiliária, é possível alugar, comprar ou vender imóveis com cerca de menos de 50% de tributos se comparados aos de uma pessoa física.

Planejamento sucessório

Planejamento sucessório através de holding é extremamente atrativo para definir — ainda em vida — os papéis dos herdeiros dentro da empresa. É um processo muito mais rápido e econômico, se comparado ao inventário — que conta com a alíquota média do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), além de custos com um advogado. Outro detalhe importante para se considerar é que, em um momento de dor, ter que tratar de negócios nem sempre é uma tarefa fácil!

Facilidade em declarar o IRPF

Outro tema que se destaca como vantagem de uma empresa holding é a facilidade em declarar o IRPF Imposto de Renda da Pessoa Física. O art. 142 do Decreto 9.580, de 22 de novembro de 2018, indica a integralização do bem ao capital social da pessoa jurídica. A operação pode ocorrer das seguintes formas: 

  1. Através do valor de aquisição do bem (quantia indicada na declaração do IRPF) ou;
  2. Pelo valor de mercado.

Sendo assim, a holding permite optar pela integralização a partir do valor de aquisição do bem, não sendo necessária a tributação sobre o ganho de capital.

Exemplo de empresas holding

Conheça como funciona uma empresa holding na prática: confira alguns exemplos milionários que vão da geração de energia à indústria da moda!

Alphabet Inc: Criada por Larry Page e Sergey Brin, é a empresa-mãe do Google, da Calico (companhia de biotecnologia) e da Nest (eletrodomésticos inteligentes). 

Equatorial Energia: Holding brasileira que opera nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia. Algumas de suas empresas são: Equatorial Transmissão, Equatorial Telecom, Sol Energia e a 55 Soluções.

Norte Marketing Esportivo: Une as empresas Ativo.com, Esfera BR Midia, Tênis Promo, TTK Marketing Esportivo e Tribo Skate. Criada em 2015, a holding tem como foco eventos e mídia esportiva.

Inditex: Fundada em 1975, a holding é responsável por uma das maiores gigantes de fast  fashion do mundo: a Zara.

Colina Paulista: Empresa criada por Ronald Guimarães Levinsohn, atua nos segmentos de agricultura, com a Fazenda Estrondo, e construção civil, na incorporação de imóveis.

Como visto, seja para economizar em tributos, ou para construir um bom plano de sucessão, a holding é uma estratégia segura e versátil, que deve ser ponderada. 

Agora que você já sabe como funciona uma empresa holding, avalie se essa seria uma solução interessante para você! 

Mais informação

Advertismentspot_img
Advertismentspot_imgspot_img

Populares