Organização financeira: por que é tão importante para empreendedores iniciantes?

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Por que a organização financeira é tão importante para empreendedores iniciantes?

A organização financeira é um dos pilares para ter sucesso no empreendedorismo, e deve ser implementada no dia a dia de todos os gestores.

Com apenas algumas práticas, torna-se possível estruturar melhor a organização da empresa, e manter o controle dos seus recursos, evitando problemas de pagamento que impedem o seu crescimento.

Por esse motivo, vale a pena entender esse conceito, qual a sua importância e as primeiras ações que os iniciantes podem adotar para ter mudanças na sua rotina.

O que é organização financeira?

A organização financeira é um conjunto de práticas, ações e estratégias que visam aumentar o controle de recursos dentro de um determinado período.

Trata-se do hábito de acompanhar as movimentações de dinheiro, conhecer as contas e recebimentos da empresa e ter uma relação consciente com o capital do empreendimento.

Esse conceito abrange desde o uso de planilhas e ferramentas de controle, até o planejamento das finanças a longo prazo, tendo as informações não apenas estruturadas, mas projetadas de maneira concreta para facilitar as tomadas de decisão do empreendedor.

Qual a importância da organização financeira para pequenos negócios?

Sem uma organização financeira eficiente, projetos de empreendedorismo iniciante possuem mais chances de fracassar, sem recursos para manter suas atividades e quitar seus débitos adequadamente.

Isso leva, eventualmente, a um comprometimento dos recursos da empresa, como empréstimos, transformando as dívidas em uma bola de neve.

Com um controle assertivo, torna-se mais fácil conhecer a situação do negócio no momento, entender seus números e determinar o que é necessário para torná-lo bem-sucedido.

Dicas para uma melhor organização financeira

Diversos executivos, como Priscilla Levinsohn, diretora do Colinas Shopping, precisam manter a organização financeira para o sucesso do negócio.

Por isso, com algumas dicas, é possível aprimorar a estruturação financeira de qualquer projeto, mesmo sendo iniciante.

1. Faça um planejamento anual

O objetivo de qualquer negócio é ser bem-sucedido e ter resultados positivos. Mas, para isso, é necessário ter objetivos bem definidos, e poder monitorá-los.

Assim, busque fazer um planejamento anual das suas metas contábeis, com projeções e expectativas. Dessa forma, será mais simples acompanhar a situação da empresa e comparar seus retornos.

2. Registre todas as entradas e saídas 

Para adotar a organização financeira no dia a dia, é fundamental registrar todas as entradas e saídas de recursos.

Um monitoramento eficiente do fluxo de caixa permite maior controle sobre o capital do negócio, além de ter uma base de conhecimento sólida sobre as movimentações de dinheiro.

3. Fique atento aos impostos

Ter uma estrutura financeira adequada também significa estar em dia com as obrigações fiscais. Por isso, fique atento ao pagamento de impostos.

Deixar de arcar com esses deveres não apenas compromete sua organização, como também pode trazer problemas com a Receita Federal.

4. Emita nota fiscal 

Além de ser uma obrigação do empreendimento, emitir nota fiscal para os produtos e serviços também é uma forma de aprimorar a sua organização financeira.

Com esses documentos, torna-se mais simples sistematizar as transações, verificar os impostos devidos e acompanhar a movimentação dos recursos.

5. Evite contratar empréstimos e financiamentos

Por fim, uma recomendação importante é evitar contratos de empréstimos e financiamentos. Essas operações comprometem a saúde financeira da empresa, e podem gerar dívidas mais difíceis de serem pagas.

Quando é hora de adotar a organização financeira na empresa?

A organização financeira deve fazer parte dos primeiros pilares de planejamento de qualquer projeto de empreendedorismo.

Sua função é essencial para ter um negócio bem-sucedido, além de evitar problemas fiscais e trazer um controle mais assertivo dos recursos da empresa.

Por isso, a hora de adotar essas práticas é o quanto antes, se você deseja garantir uma administração eficiente e a continuidade das suas atividades com máxima estabilidade financeira.

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