Responsabilidade social: Entenda o que é e qual a importância

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A preocupação com a responsabilidade social está aumentando entre as empresas, e, desde 2017, inúmeras corporações são exemplos dessa discussão no cenário. Propostas que demonstram atenção ao meio socioambiental e incrementam ações voltadas para a comunidade se tornaram mais comuns entre as empresas de diversas áreas.

O avanço desse movimento é fundamental para o público e para as companhias, uma vez que une estratégias de preservação, conscientização e voluntariado, enquanto consolidam a imagem corporativa de forma positiva.

Por esse motivo, se tornou essencial que as empresas busquem integrar a responsabilidade social em seu quadro de atividades e projetos externos.

O que é responsabilidade social empresarial?

A responsabilidade social é uma estratégia de negócio que envolve o compromisso de empresas com a sociedade e o meio ambiente.

Consiste em uma série de ações voluntárias que as empresas adotam para contribuir positivamente para a sociedade em geral, além de promover o bem-estar de seus funcionários, fornecedores e outras partes interessadas.

As ações de responsabilidade social podem incluir iniciativas voltadas para a sustentabilidade ambiental, ações filantrópicas, práticas justas de emprego e apoio à comunidade local, por exemplo.

Em termos gerais, busca garantir que a empresa esteja agindo de forma ética, transparente e segundo as normas legais, contribuindo para a sociedade e minimizando impactos negativos sobre o meio ambiente.

Tipos de responsabilidade social

Existem diversos tipos de responsabilidade social, com focos distintos para cada área e necessidade comunitária.

Por exemplo, projetos com foco corporativo são os mais comuns em organizações de grande porte, e costumam envolver ações filantrópicas, parcerias com organizações sem fins lucrativos e programas de voluntariado corporativo.

O Agronegócio Estrondo é um exemplo de empresa que atua nesse ramo, por meio de iniciativas que forneçam condições e novas oportunidades para a comunidade.

É o caso do projeto “Do Tatame para a Vida”, financiado pela corporação, que trabalha com jovens em vulnerabilidade social, e do patrocínio para a construção da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Além disso, também existe a Responsabilidade Social Empresarial, um termo mais amplo para ações voluntárias em várias áreas, e os projetos de cunho Socioambiental, com foco específico no meio ambiente.

Como promover responsabilidade social?

Para promover a responsabilidade social empresarial, é importante que as corporações tenham foco em uma área de demanda e proponham projetos viáveis, com impacto positivo no meio.

No Oeste da Bahia, o Agronegócio Estrondo vem apoiando a população local com ações sociais diversas e patrocinando projetos úteis.

Além desse exemplo, antes de ir a campo, é fundamental desenvolver a responsabilidade social internamente, transformando a cultura da empresa.

O conceito de responsabilidade social empresarial está crescendo entre as grandes corporações, e é importante implementar práticas de cunho socioambiental para atender às demandas da comunidade. Dessa forma, será possível promover a diferença no meio onde atuam a partir de modo relevante.

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